Dicas

Como ficar felizinho no seu home office

Postado por Duds

Quando eu saí do meu trabalho, no final do ano passado (caraca, já vai fazer um ano!), eu decidi que ia me dedicar em trabalhar em casa já que a minha preguiça me impede de fazer boa parte das coisas que eu realmente preciso e que requer que eu saia do lugar. Durante muito tempo, porém, eu sentava em qualquer lugar na casa e trabalhava razoavelmente feliz por um certo número de horas, e logo depois eu já estava desestimulada.

nope

Foi aí que eu percebi qual era meu problema: eu não tinha exatamente um escritório pra chamar de meu –um lugar pra sentar e escrever, desenhar, elaborar layouts… algum lugar que tivesse a minha cara e que fosse confortável o suficiente pra me aguentar a tarde inteira. Quando eu fiz esse post de dicas para ser mais feliz no trabalho, eu menciono que uma das coisas mais importantes é que o seu lugar de trabalho tenha a sua cara. Não como um placebo (ou seja, algo só pra parecer que você tá feliz), mas sim como uma própria extensão da sua criatividade.

 

What’s in my bag? (versão home office)

Sabe quando dizem que “home is where the heart is“? Eu aprendi recentemente que o mesmo se aplica para o home office, isso depois que fui trabalhar num co-working com uns amigos e comecei a precisar levar minhas coisas mais importantes do co-working pra casa, de casa pro co-working.

Como decidir o que levar? Fazendo a básica lista de: coisas que você usa mais. Dentre essas coisas, separe as coisas que você pode deixar no co-working (dependendo de quanto tempo vai ficar no espaço) e aquilo que você precisa ter com você a todos os momentos. Pra esse primeiro exemplo, eu deixo post-its e caderninhos na mesa do co-working, e comigo eu carrego sempre lapiseira, borracha, sketchbook e HD externo.

Como carregar? Minha dica é que você tenha uma bolsinha especial pra tudo isso, mais por uma questão de manter tudo juntinho e o risco de perder qualquer caneta ou pen-drive por aí, e nem precisa ser uma coisa muito elaborada. A minha, no caso, é uma necessaire da Keds que é do tamanho de um sketchbook A5, que eu inclusive carrego nela e foi presente da Cícero.

Já separei meu cantinho, e agora?

Como visto anteriormente, você não precisa ter tooodo um escritório separado reservado a ser seu canto de trabalho –embora, claro, isso seja o ideal–, então depois de decidir onde exatamente vai ficar seu home office, tá na hora de começar a deixar ele mais com a sua cara.

E quem melhor pra saber de tudo que você gosta se não você mesmo a internet?

A Ari e a Jess, do Indiretas do Bem (segura esse jabá do próprio trabalho), fizeram um post com inspirações tiradas do Pinterest, com vários achadinhos de coisas muito maravilhosas e que dá pra amar. Você também pode tirar inspiração dos migos, como é o meu caso, que sigo a minha vida babando pelo home office da Gabi, do Teoria Criativa:

meu-home-office-01

Clique na imagem pra ver o post da Gabi sobre o home office dela! 🙂

Uma das minhas inspirações é esse mural que a Gabi fez na parede. Eu inclusive comprei um mural que tá só esperando minha coragem pra ser colocado na parede e povoado com maravilhosidades que vão dar um up! no meu dia.

Mas, se você gosta de se inspirar, se informar e ainda ter dicas de onde comprar determinada coisa, você pode usar plataformas como o homify, que é um site colaborativo, de pessoas para pessoas, onde você não só tem ideias como encontra os profissionais que podem ajudar você a realizar seus objetivos. No site, você encontra desde os profissionais de cada área, até posts sobre organização, inspirações e alguns que ainda são uma liçãozinha de ergonomia.

E como organizar meu tempo?

Talvez essa seja a parte MAIS DIFÍCIL, mas nada tema, eu tenho a solução para os seus problemas. Ao invés de ficar tagarelando, porém, eu vou indicar dois vídeos que eu gosto muito e que eu acho super completos sobre o assunto: um da Lu, do Chata de Galocha, e que foi indicação da minha melhor amiga; e um da YouTuber gringa Ingrid Nilsen, que é o que mais se assemelha ao que eu pessoalmente faço.

Agora sua vez. Fala pra mim: de onde você trabalha? O seu home office te faz felizinho? Você consegue administrar o seu tempo? Como você prega coisas na sua parede?

14 Comments

  1. Juliana Rabelo

    30 de outubro de 2015 at 18:22

    (toda vida que venho aqui, fico babando nesse layout)

    Eu trabalho no meu quarto, dentro da minha casa que divido com meus pais e irmã. Isso é bem tranquilo no mais das vezes, mas sempre quis ter um cantinho só pra isso :~ Na minha bancada tem flores, tintas e pincéis, além dos meus materiais de desenho e alguns livros técnicos.O que me deixa motivada pra trabalhar é a limpeza, então quanto mais limpo estiver, mais feliz eu vou ficar trabalhando #virgoproud HHAHAHAHA

    1. dudssaldanha

      1 de novembro de 2015 at 20:35

      HAHHAHAHAAH ai, ju <3

      eu queria poder trabalhar no quarto sozinha, mas além de tudo eu ainda divido quarto com a minha irmã HAHAHA tô preparando um post pra explicar como o >>meu home office funciona, e dizer como é que eu mantenho minha individualidade –e sanidade– mesmo dividindo quarto. queria ter sua sorte </3

      e mdsssssss such virginiana HAHAHAHA

  2. Maki

    30 de outubro de 2015 at 19:52

    Sinto que estou nesse momento da vida homeoffice em que uma coisa se mescla à outra e eu não sei mais o que é vida pessoal e profissional! Tô precisando mesmo me organizar melhor (meu maior problema atualmente) e get my act together! Amei o vídeo da Ingrid, vou tentar adotar algumas dessas dicas!

    1. dudssaldanha

      1 de novembro de 2015 at 20:37

      AI, é justamente sobre isso que a ingrid fala, né? <3 esse vídeo dela é maravilhoso. conciliar a vida com o trabalho quando você não tem um lugar ESPECIFICO é bem difícil né? 🙁

      vai me contando o seu progresso!

      bjsssss <3

  3. katharine padilha

    31 de outubro de 2015 at 07:36

    Adoro o home office da Gabi, toda vez que penso em uma mudança vou correndo dar uma olhada e pegar referências! Trabalhar em casa as vezes dá uma preguiça, mas quando tem que fazer acabo getting the shit done HAHA vou dar uma olhada nos videos! Adoro a Ingrid <3

    1. dudssaldanha

      1 de novembro de 2015 at 20:37

      HAHAHAAHAH eu sou APAIXONADA no capricho da gabi pra fazer toda. santa. coisa. <3

  4. Wanila

    1 de novembro de 2015 at 09:44

    Adorei o post, Duds! Tô passando por uma situação parecida. Ainda não abandonei meu trabalho "fixo", mas também comecei a trabalhar em casa e a falta de um home office me faz trabalhar em qualquer lugar da casa, coisa que me desanima muito! Logo logo monto meu escritório e com certeza vou me inspirar em coisas que você disse aqui. 🙂

    1. dudssaldanha

      1 de novembro de 2015 at 20:38

      simmmmmm é muito difícil e desanimador no começo mesmo 🙁 mas tudo se ajeita.
      quero saber seu progresso, hein?????

  5. BA MORETTI

    2 de novembro de 2015 at 18:10

    sen or, obrigada pelo post.

    preciso muito tomar vergonha na cara e arrumar meu home & study office AHAHAHA que tá pesado e minha produtividade tem caído por terra : também morro de preguiça de ter de sair, resolver coisas em outros lugares e afins e agora parece que até preguiça de acabar com toda essa preguiça. que bela bola de neve né? anyway, esse post tá servindo de lembrete porque BAZINHA CE PRECISA TOMAR VERGONHA NA CARA PRA ONTEM

    e duds, sei nem lidar com esse layout ♥

  6. Ana Rodarte

    4 de novembro de 2015 at 06:26

    Há, DUds, vi ali por cima qu tu divide quarto com sua irmã! Eu também, e nosso apartamento é dos bem pequenininhos! Eu amei as dicas! Alem de ter um eságio, eu também trabalho em casa e é lá que eu cuido dos blogs que participo também. Mas eu tenho tido uma necessidade grande não só de arrumar um cantinho legal como tambem de decorar meus espacinho no trabalho, para deixar minhas horas lá mais legais! Eu adorei as suas dicas, você é uma fofa!

  7. Stephanie Ferreira

    9 de novembro de 2015 at 16:36

    Super post Duds! Eu AMO meu home office e meu trabalho passou a render muito mais depois que separei um cantinho da casa só pra isso ??‍ Tenho vários posters na parede, quadro pra recados, varal de fotos, uma bagunça que é a minha cara hehehe
    Um beijo

  8. Katarina Holanda

    24 de novembro de 2015 at 09:45

    Oi, Duds! Não conhecia seu blog e to aqui me apaixonando. Eu trabalhava em laboratório de pesquisa científica rodeada de gente e hoje sou fotógrafa. A maior dificuldade de começar a trabalhar em casa foi não ter pessoas perto, mesmo adorando trabalhar sozinha, não gosto de "ficar" sozinha, sabe? Nisso o meu cãozinho me ajuda dormindo aqui do lado, haha. <3 Sobre os horários, comecei a seguir a rotina do meu marido que trabalha fora. Sempre acordo com ele, tomamos café juntos e começo a trabalhar quando ele sai. Paro no almoço e às 18h pra fazer o jantar, jantarmos às 18h30. Só trabalho depois disso quando preciso mesmo, mas evito. Isso ajudou demais! Rotina e to do list foram a chave pra mim. 🙂 Obrigada pelo post. Beijo!

  9. Amanda Welp

    21 de dezembro de 2015 at 10:33

    Oi Duds, tudo bem?
    Cheguei no teu blog por indicação da Katherine Padilha, e achei esse post ótimo. Várias dicas legais para por em prática.
    Aquilo que tu disse de ter o seu cantinho, é bem verdade. Eu trabalho na minha cozinha, pq é onde tem mesa, e realmente não consigo focar.
    Abração.
    Amanda.

  10. Leya

    17 de fevereiro de 2016 at 22:54

    Gostei muito das dicas, vão ajudar bastante por aqui.
    Há algum tempo comecei a trabalhar só no home office. No princípio a ideia é maravilhosa e romantica, mas existem alguns desafios sobre os quais poucos falam… e esse artigo falou tudo.
    Enfim…foco, disciplina, bom humor.. vamos que vamos! Gratidão mais uma vez!

Deixe um comentário