Livros

As melhores adaptações cinematográficas

Postado por Duds
ATENÇÃO: esse post não tem a intenção de ser uma crítica de livros ou filmes, e sim uma lista baseada na minha experiência como fã das duas mídias que está acostumada a ver esse tipo de coisa acontecer.

Era pra esse post ser um Top 5 do David Fincher, mas como eu resolvi rever alguns dos filmes da lista, pedi ajuda pros universitários migos do Twitter (me segue lá!) e perguntei: quais as melhores adaptações de livros para o cinema?

O que saiu é um greatest hits das respostas. Vamos?

#1 –Garota Exemplar

O primeiro da lista tinha que ser o meu favorito do ano passado, Garota Exemplar. Dirigido pelo David Fincher (<3) e baseado no romance homônimo da Gillian Flynn (que assina o roteiro), o filme conta a história de quando, no seu 5º aniversário de casamento, Amy Dunne desaparece e o mundo inteiro passa a acreditar que o culpado é Nick Dunne, seu negligente e indiferente marido. O filme consegue pegar todas as reviravoltas do livro, e tudo é perfeito, desde a fotografia ao casting. É uma das melhores adaptações que eu já vi e tem resenha do livro aqui no blog.

#2 –Os Jogos Vorazes: Em Chamas

Que o segundo livro é o favorito da maioria das pessoas que leu a trilogia não é nenhuma novidade, mas o que foi feito com o segundo filme eu jamais imaginaria. Cheio de uma ação que faz a leitura ser mais do que fluida, o segundo filme consegue ser fiel aos obstáculos na medida certa –fiel como Harry Potter e o Cálice de Fogo deveria ter sido–, fazendo com que ele fosse o melhor filme da franquia.

#3 –O Senhor dos Anéis

E aqui eu deixo a trilogia inteira. Não sou a maior fã da saga, mas admiro o trabalho do Tolkien como criador de um universo completo e o trabalho do Peter Jackson em passar tudo isso para as telas o suficiente para reconhecer que é uma adaptação para nenhum fã do livro botar defeito. Desde pequenas coisas como coerência na hora de escolher o que mudar até a parte visual do filme que nos transporta para a Terra Média.

#4 –As Vantagens de Ser Invisível

Estou roubando nesse quarto item, já que não li o livro, mas o senso comum me diz que esse é uma das melhores adaptações já feitas, especialmente pelo fato de Stephen Chbosky, autor do livro, ser o roteirista e diretor do filme. A obra conta a história de Charlie, que depois de passar por um trauma em sua vida, resolve desabafar através da escrita e encontrar forças para enfrentar seus problemas pessoais e os problemas normais de um adolescente entrando no mundo assustador do colegial.

#5 –O Grande Gatsby

Um dos meus filmes favoritos com um dos meus atores favoritos, O Grande Gatsby de 2013 dirigido por Baz Luhrmann é uma ode fiel ao livro de F. Scott Fitzgerald, que se apoia nas palavras de Nick Carraway para dar vida ao universo e à história de Jay Gatsby, um milionário que nos anos 20 dava grandiosas festas em sua casa esperando que em uma delas o amor de sua vida aparecesse. A adaptação para o cinema não é apenas impecável como também utiliza estímulos visuais para que as palavras de Nick tenham o lugar de destaque que merecem, trazendo literalmente para a tela belas frases do livro letra a letra.

#6 –O Iluminado

Aqui vem um colocado que, ao contrário de As Vantagens de Ser Invisível, eu tive contato apenas com o livro. Com uma narrativa bem fluida, o livro é uma receita de como enlouquecer um pai de família usando apenas neve e um hotel sem hóspedes no período de inverno onde ninguém consegue chegar até lá. Juntando isso com elementos fantásticos de mediunidade e a atuação que transformou o filme num ícone da história do cinema, você consegue imaginar porque esse combo livro + filme é tão respeitado e amado. É importante dizer, entretanto, que o próprio autor do livro, Stephen King, detesta essa adaptação.

#7 – A Culpa é das Estrelas

Esqueça que Hazel Grace é uma das personagens mais rasas já escritas pelo John Green e pense no livro como uma história de amor sobre dois adolescentes com câncer com o foco 100% na doença e ao mesmo tempo no quão normal e aventureira sua vida pode ser apesar dela. Depois de ler o livro é impossível não aplaudir a adaptação feita para os cinemas que saiu em 2014, já que o filme é uma reprodução quase fala por fala do livro –o que é ótimo, já que John Green escreve diálogos como poucos autores de YA por aí.

#8 – As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa

Gosto muito de fingir que vivo num mundo onde as adaptações de O Príncipe Caspian e A Viagem do Peregrino da Alvorada não existem, mas onde a adaptação de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é muitíssimo bem-vinda, obrigada. O filme foi meu primeiro contato com as histórias do mundo criado por C. S. Lewis, e ele cumpre a função de fazer você se apaixonar por todas as minúsculas peculiaridades de Nárnia, e depois que li o livro esse amor continuou. A escolha maravilhosa de atores e adaptação para o primeiro filme fez com que a história não apenas se tornasse real, mas se tornasse uma fábula para ver. A primeira aventura dos irmãos Pevensie por uma Nárnia governada pela Feiticeira Branca é um filme que abraça seu coração e faz você se decepcionar cada vez que abre um armário e só vê um fundo sem graça.

Concorda com a minha lista? Acha que faltou algum filme? Vamos conversar 🙂

Você pode gostar de...

13 Comments

  1. Cristina N.

    5 de agosto de 2015 at 21:41

    Tô chateadíssima porque eu só assistir O Iluminado e estou colocando todos os outros títulos na minha lista de "Para de ser vacilona e vai ver logo esses filmes". HAHAHA

  2. Jessica

    5 de agosto de 2015 at 22:20

    Aquele momento em que li só metade da lista… hahahahaha ):
    Perks é IGUALZINHO ao livro, e talvez melhor (as músicas não são exatamente as mesmas, mas a seleção do filme ficou melhor). Algumas das melhores frases do livro aparecem iguaizinhas no filme. E sobre Gone Girl e Catching Fire eu concordo com tudo que você escreveu. <3
    E olha, pelo que eu li/vi e por comentários gerais do que ouvi falar, é uma seleção bem boa, Duds. Especialmente considerando que tem tanta adaptação maravilhosa e você quer se restringir a 8, o que é bem difícil. Se fosse eu, repetiria o post pelo resto do mês pra caber tudo.
    De outras que eu li e vi tem: Strangers on a Train (o filme é até do Hitchcock), The Host (igualzinho ♥), Kingsman (que na real é bem diferente, mas foi uma adaptação SENSACIONAL), Love, Rosie (tem algumas mudanças significativas, mas ficou bem adaptado), V de Vingança, Watchmen, Lobo de Wall Street, Kick-Ass, Scott Pilgrim, Bonequinha de Luxo, Alice, ISSO É MUITO DIFÍCIL, É MUITA COISA BOA!!!!!! Pera, nem sei se valia quadrinho e já fui surtando incluindo mil.
    Ia ser zoeira e falar que esqueceu de Vampire Academy, mas aí preferi não.
    No mais, pior adaptação: Avalon High. De longe.
    E vou parar por aqui antes que fique maior que o post. HAHAHHAHA

  3. mulhervitrola2013

    5 de agosto de 2015 at 22:41

    Tirando a Culpa é das Estrelas que li o livro mas não vi o filme (isso é inédito, geralmente faço o contrário), adoro a maioria dos mencionados, principalmente Senhor dos Anéis, Great Gatsby ( ♥ ♥ ♥ ♥ ) e As Vantagens de ser Invisível.

    Um que ainda não virou filme, mas tô ansiosíssima é "O Escaravelho do Diabo" <3

    Um que todo mundo ama mas eu acho nhé é aquele "Querido John" 🙁

    Bjs,
    Re

  4. Nina Paiva

    5 de agosto de 2015 at 22:59

    Tirando Narnia, que eu não li, concordei demaaaaaaaaaais com essa lista e já fiquei com vontade de ver Leo Lindo de novo em GG <3

  5. Mia

    5 de agosto de 2015 at 23:13

    Preciso te dizer que: As vantagens de ser invisível enquanto FILME é maravilhoso, mas enquanto LIVRO dá vontade de rasgar ao meio e fazer papel reciclado, de verdade.

    Uma adaptação que eu acho excelente é Drácula de Bram Stoker. QUE FILME MARAVILHOSO. ♥

    Beijos! ;*

  6. celle coelho

    5 de agosto de 2015 at 23:15

    quando eu li Gatsby eu abracei o livro DE UM JEITO QUE NOSSA. eu fiquei chocada com o tanto era igual mas ainda mais emocionante que o filme, sabe. eu já amava o filme, depois de ler, então, virou uma das minhas histórias favoritas da vida. quero até rever agora :~ <3
    o resto da lista: TFIOS nunca tive vontade de assistir nem ler, e Nárnia, Jogos Vorazes e as Vantagens eu quero ler antes de ver os filmes. Garota Exemplar é um filme foda, apesar de já saber de tudo eu até queria ler também.

    beijo!

  7. Leticia

    6 de agosto de 2015 at 01:33

    ai, acho tão complexo adaptações cinematográficas. Sempre saio do cinema emburrada. De fato com Senhor do Anéis rola uma super exceção porque vamos combinar, que filme bem feito! Os três na verdade.
    E Harry Potter? Eu achei a adaptação maravilhosa (cenário, atores, tudo) *-* com certeza esse entraria na lista pra mim.
    Bjs

  8. Ana Claudia

    6 de agosto de 2015 at 08:48

    Acho que essa é a melhor lista de todas! Garota Exemplar está sendo um dos meus filmes preferidos. É bom demais, agora só me falta ler o livro! E dessa lista, achei o filme de As Vantagens de Ser Invisível bem melhor que o livro. Não conseguia me conectar com o personagem do livro, era muito fora da minha realidade, já o filme me cativou mais. As outras adaptações despensam comentários não é mesmo? Uma mais maravilhosa que a outra.

  9. Babis

    6 de agosto de 2015 at 09:28

    Eu tenho o costume de não assistir o filme até ter lido o livro, então ainda não assisti o Grande Gatsby hehe Apesar de que eu já assisti O Iluminado, mas eu era pequena então não conta hehehe Amei Garota Exemplar! Depois de ter assistido Jogos Vorazes eu não esperava nada muito além do Em Chamas, mas ele me surpreendeu. Foi o que ficou mais parecido com o livro e os efeitos ficaram bem melhores!
    Beijoss

    Blog: Café Com Babis

  10. Chell

    6 de agosto de 2015 at 09:36

    Pra mim, As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa é um filme tão bom como o livro nunca será hahahahaa sério, mil vezes o filme!

    Senhor dos Anéis tinha que estar aqui, assim como o Em Chamas, que fiquei chocada em ser tão fiel ao livro.

  11. Cecília Maria

    6 de agosto de 2015 at 10:31

    Quero muito, desesperadamente ver O Grande Gatsby, mas fico adiando cada vez mais porque prometi a mim mesma que só faria isso após ler o livro (mas nunca compro o livro). Garota Exemplar é maravilhoso, tanto o livro quanto o filme e, mesmo eu tento invertido a ordem das coisas e visto o filme primeiro, não me decepcionei.
    Falei pra você lá no twitter que os filmes dirigidos pelo Joe Wright tendem a ser bem fieis, pelo menos Orgulho e Preconceito e Reparação são muito! Terminei de ler Reparação semana passada e estou até agora impressionada com a fidelidade do filme. Se você ainda não viu ou leu, precisa!
    Beijo, Duds

  12. wanilag

    6 de agosto de 2015 at 11:11

    Quando vi o título do post, sabia que ia ter Gone Girl! hahaha Acho que o único que vou concordar é ACEDE, que pra mim foi bem fiel mesmo. Mas o resto (entre os que li) sempre teve alguma cena que eu li no livro e queria muito ver no filme e não rolou, por exemplo com The Shining, amei o livro, mas o final dele foi (pra mim) beeeem melhor que o do filme. Faço parte do grupo de pessoas que não entende a palavra "adaptação" e quer que o filme tenha exatamente tudo que tem no livro! hahahah

  13. Maki

    6 de agosto de 2015 at 17:59

    Eu li Garota Exemplar (e vi o filme) e preciso dizer que saí do cinema MUITO perturbada (não que ler o livro seja muito diferente…). O filme é muito bom, mas, gente, não aguento aquela cara de psicopata da Rosamund Pike. E A Culpa é das Estrelas e As Vantagens de Ser Invisível são só amor <3

Deixe um comentário